Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Serviço Social

Título
A arte ampliando olhares da realidade na escola
Autores
Ana Carolina dos Santos Soutello Alves (Autor)
Amanda Luiza Severino (Co-Autor)
Amanda Gomes Caldas (Co-Autor)
Bruna Alves Gazeta (Co-Autor)
Carolina Neves Pinto Silva (Co-Autor)
Caroline Lopes Boareto (Co-Autor)
Daniela Aparecida da Silva (Co-Autor)
Érica Takei Hasimoto (Co-Autor)
Gabrielle Stéphany Nascimento Sgarbi (Co-Autor)
Graziela Donizetti dos Reis (Co-Autor)
Katrine Pacheco da Silva (Co-Autor)
Kelvin Silvestre (Co-Autor)
Luciana Pires Sales Anastácio (Co-Autor)
Milane Aparecida Machado (Co-Autor)
Milena Santos Cunha (Co-Autor)
Natália Ribeiro Demartini (Co-Autor)
Tatiane Oliveira Cardoso (Co-Autor)
Tamara dos Santos Oliveira (Co-Autor)
Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira (Orientador)
Resumo
O Grupo de Oficinas Temáticas (GROTE) inserido no Programa de Educação Tutorial de Serviço Social da UNESP-Franca realiza atividades de extensão universitária e de pesquisa, nucleadas na temática arte na escola. O desenvolvimento deste projeto, alicerçado no tripé ensino-pesquisa-extensão, é de fundamental importância para a formação dos estudantes de ensino fundamental e contribui para a capacitação profissional dos integrantes do grupo, estudantes do curso de graduação em Serviço Social. Considera-se que a arte potencializa e desenvolve novos métodos de uma educação mais crítica e emancipatória que contribui no cotidiano escolar. A investigação, baseada na metodologia da pesquisa-ação onde é conciliada investigação com intervenção, ocorre por meio de oficinas realizadas quinzenalmente, com duração de uma aula (50 minutos), com aproximadamente 70 crianças de quarto ano (duas salas de 35 estudantes) de uma escola municipal da cidade de Franca-SP. Oficinas criadas em uma perspectiva de horizontalidade, abordam diferentes temas comuns à realidade concreta dos estudantes, apresentando para eles um espaço aberto para discussões, expressão de sentimentos, opiniões e vivências. O projeto tem como objetivo criar no ambiente escolar um espaço socioeducativo de questionamento da realidade social presente, por meio da natureza da pesquisa realizada, possibilitando uma análise mais efetiva das demandas. O resultado alcançado, ainda preliminar devido à etapa em que se encontra a extensão e a pesquisa, é a utilização da arte como um meio propício e enriquecedor de trazer para as crianças da escola um entendimento mais concreto da realidade, tendo como foco a aproximação da realidade vivida e o estreitamento de vínculos entre escola e família. Podemos afirmar que a arte é compreendida como um importante instrumento para o Serviço Social estimulando aos integrantes do grupo o pensamento crítico e o desenvolvimento de suas diferentes potencialidades.
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