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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Título
DO APARELHO FORMAL DA ENUNCIAÇÃO À CONSTRUÇÃO DO ETHOS: UMA ABORDAGEM RETÓRICO-DISCURSIVA DOS ÍNDICES DE MODALIZAÇÃO
Autores
ARIANE APARECIDA ALBERGARIA (Autor)
MELLIANDRO MENDES GALINARI (Orientador)
Resumo
Esta pesquisa teve como principal objetivo o estudo dos chamados “índices de modalização” da linguagem, na interface entre os campos da Linguística da Enunciação, da Análise do discurso e da Retórica/argumentação. Em vista disso, visou-se apreender esses fenômenos enquanto instrumentos altamente poderosos durante a construção do ethos discursivo, ou seja, das “imagens de si” – grandes contribuidoras no processo de persuasão – que emergem durante a enunciação, em função pelos modos de uso da linguagem. No campo da linguística atual e da análise do discurso, este projeto visou compreender, assim, o fenômeno da modalização e como os variados tipos de modalidade podem contribuir para a edificação e a análise do ethos, a partir de classificações e taxonomias já produzidas pela linguística enunciativa e pelos estudos gramaticais. No decorrer da pesquisa foi de suma importância a compilação de um corpus, dentro do qual estão inclusos discursos autênticos que circulam no cenário brasileiro, no intuito de captar o funcionamento das modalidades na "língua viva". Dessa forma, metodologicamente falando, inicialmente, foram descritos os desdobramentos semânticos dos índices de modalização, com base nos conhecimentos e metodologias da Linguística da Enunciação, e, num segundo momento, foram elucidados as suas propriedades argumentativas, em termos de efeitos retóricos possíveis. Isto posto, pode-se dizer que o caminho percorrido nesse projeto nos permitiu formular uma visão particular e importante a respeito dos índices de modalização, uma vez que se preocupou em elucidar sistematicamente não somente as suas propriedades sintáticas (como muitos dos trabalhos a respeito do tema), mas também a sua dimensão semântico-discursiva e, mais ainda, retórico-argumentativo. Além disso, contribuiu para criar uma classificação mais homogênea dos variados tipos de modalidade presentes nos trabalhos dos teóricos que se ocuparam desse assunto.
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