Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Subárea: Comunicação
Título |
RADIOMORFOSE: MODELOS DE NEGÓCIO DO RÁDIO NA INTERNET |
Autores |
TICIANE KARITA GOMES ALVES (Autor) NAIR PRATA MOREIRA MARTINS (Orientador) |
Resumo |
RÁDIO DISNEY: NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO EM DISPOSITIVOS MÓVEIS A expansão do rádio para múltiplos suportes midiáticos modificou a forma de consumo e produção de seu conteúdo. Nesse ambiente de interações e convergências, aplicativos instalados nos smartphones possibilitam que o ouvinte tenha acesso à programação de emissoras de rádio e também a jogos on-line ofertados gratuitamente ou pagos. Nesse trabalho, optou-se por analisar o aplicativo Rádio Disney Brasil e o jogo Cinderela Free Fall, lançado em junho de 2015 e acoplado ao app da Rádio. Motivados pela possibilidade de novos modelos de negócio surgirem da convergência das mídias, pretende-se entender sobre o modelo do app da Rádio, considerando os jogos como possíveis tentativas de se estabelecer novas formas de negócio para o rádio na internet. A pesquisa foi feita por meio da descrição e análise dos recursos do app da Rádio e do jogo mencionado. Foram aplicados à pesquisa os nove componentes básicos de modelos de negócios inovadores descritos por Osterwalder & Pigneur (2011): segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, percursos principais, atividades-chave, parcerias principais e estrutura de custo. A partir da descrição e da análise feita, entendeu-se que o aplicativo da Rádio segue a lógica do “Grátis como Modelo de Negócios: Freemium: ganhe o básico, pague para ter mais” (OSTERWALDER & PIGNEUR, 2011). Os resultados indicam que o aplicativo da Rádio adota uma política de proximidade com o público, incentivando a participação dos usuários. O estímulo de consumo é despertado para a Rádio e também para os jogos, ampliando o relacionamento com clientes de diversas faixas etárias. É preciso levar em conta também que, ao inserir a Rádio Disney Brasil e o jogo em dispositivos móveis, a empresa visa aumentar a quantidade de produtos oferecidos e, portanto, seu marketing share, pois ao vender um pouco de muitos produtos, a receita da empresa tende a aumentar. |