Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área:

Subárea:

Título
AVALIAÇÕES E MELHORIAS DOS MODELOS DE NEGÓCIO DE INDÚSTRIAS DE JOÃO MONLEVADE - MG
Autores
THAYZA SILVA DA CRUZ (Autor)
LUCIANA PAULA REIS (Orientador)
Resumo
O modelo de negócio tem como finalidade executar as funções de criação da cadeia de valor e de captura de valor da empresa, permitindo a organização adquirir vantagem competitiva por meio de novos mercados e produtos. O presente trabalho teve como objetivo identificar novas proposições de modelos de negócio com potencial inovador em duas organizações do setor metal mecânico e uma do setor de construção civil sediadas em João Monlevade a partir da análise dos modelos de negócio adotados atualmente. O entendimento desse modelo existente permite as organizações o estabelecimento de novos posicionamentos mercadológicos e uma melhor estruturação das suas cadeias de valor. Para tanto, foi importante identificar os seguintes construtos relevantes para a definição de seus modelos de negócio: clientes, produtos e serviços, canais e cadeia produtiva. A estratégia metodológica utilizada foi o estudo de caso tendo como ferramentas de coleta de dados os questionários, observação direta realizada durante as visitas às empresas e reuniões entre a equipe do projeto e os representantes das organizações, com o intuito de compreender esses construtos para o contexto de cada empresa, e, com isso, mapear a cadeia de valor e o modelo de negócio atual. A partir da análise dos dados coletados foi possível estabelecer proposições que demonstrassem maneiras de como essas organizações podem inovar em seus processos, seja por meio da internalização de atividades terceirizadas, pela inserção em um novo mercado consumidor ou pela realização de um novo produto ou serviço. Como resultado, observou-se que as novas proposições de modelos de negócio foram baseadas na exploração de: desenvolvimento de um novo processo para a empresa Alumínio (que poderá realizar a atividade de tempera do vidro); internalização de atividades atualmente terceirizadas como é explicitado no caso da Metal A e inserção em um novo mercado consumidor (no caso o alimentício) para a Metal B.
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