Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Comunicação

Título
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS PARA A CRIAÇÃO DE PRODUTOS JORNALÍSTICOS EM HIPERMÍDIA, MULTIMÍDIA E TRANSMÍDIA ATRAVÉS DO USO DE FERRAMENTAS E SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDOS.
Autores
GISELLE BORGES DE CARVALHO (Autor)
JAN ALYNE BARBOSA E SILVA (Orientador)
Resumo
A pesquisa consiste no desenvolvimento de projetos pedagógicos para elaboração de produtos jornalísticos digitais, através do uso de ferramentas e sistemas de gerenciamento de conteúdos (SGCs). O estudo e desenvolvimento dos produtos foram realizados em duas etapas, das quais parte ocorreram durante as aulas da disciplina de Webjornalismo do curso de Comunicação Social ministrada pela Profª Drª Jan Alyne Barbosa e Silva e oferecidas aos alunos do 3º semestre do período 2014.2 e 2015.1. Desta forma, a partir dos conceitos e especificidades do jornalismo praticado para e através da Web a saber: multimidialidade, hipertextualidade, instantaneidade, memória, interatividade, foram testados exercícios de modo a analisar e explorar tais características. A realização das atividades permitiu observar aspectos que dizem respeito a: 1. Processos e modelos produtivos; 2. Modelos de composição (meta)narrativa e linguagens; 3. Arquiteturas de informação e participação. Tais experiências serviram como parâmetros comparativos que nos fornecem base para projetos correlatos e para a sistematização de experiências de ensino para os próximos semestres. Considerando-se a importância do jornalismo frente às transformações por que passam as práticas jornalísticas a pesquisa se mostra relevante, pois culminou em produção de relatos apresentados em congressos e seminários, além de incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendedores na área de jornalismo digital e experimentar modelos e processos produtivos e práticas concernentes ao jornalismo contemporâneo. Agradecimentos ao CNPq pelo fomento dado pela bolsa na modalidade PIBIC.
Voltar Visualizar PDF