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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Título
GÊNEROS TEXTUAIS: SEUS LIMITES E FORMAS DE AVALIAÇÃO
Autores
PRISCILA LOBO COSTA (Autor)
LUIZ ANTONIO DOS PRAZERES (Orientador)
Resumo
Em nossa pesquisa, propusemo-nos a analisar, à luz de teorias contemporâneas acerca dos gêneros textuais e as leituras decorrentes desses gêneros, a recorrência e a constituição dos gêneros e como eles são inseridos em duas avaliações, uma nacional, o o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio; e uma internacional, o PISA – Program of International Student Assessment. Está sendo verificada a apropriação de textos em tais exames e os itens gerados a partir dos textos-base. Após a análise desses textos, classificando-os de acordo com sua tipologia, verificaremos, por fim, as possíveis inferências realizadas pelos examinandos e de que forma eles analisam os gêneros híbridos abordados no ENEM e no PISA, tomando como base as respostas fornecidas em cada questão e os resultados obtidos nesses testes. Por meio desse estudo, poderemos identificar como se manifesta a intertextualidade de gêneros textuais e qual o nível de compreensão dos leitores – alunos do Ensino Médio – em relação a ela; como se dá a composição de alguns textos em avaliações sistêmicas; de que maneira os examinandos interpretam as questões; identificaremos, também, os propósitos comunicativos compartilhados nos gêneros textuais abordados nas questões elaboradas. Assim, a interrelação gênero textual e sua avaliação serão confrontadas, analisando-se as características únicas de cada um dos textos analisados e dos itens de prova que foram elaborados por especialistas da área de avaliação.
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