Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Título
MULTILETRAMENTO LITERÁRIO: LITERATURA E FILME NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autores
EVANDRO LUIS MOREIRA DE SOUZA (Autor)
MARGARET MALIA SPOFFORD XAVIER (Orientador)
Resumo
Essa comunicação oral objetiva relatar os resultados do projeto de pesquisa de iniciação científica sobre multiletramento literário, isto é, o ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de literatura e suas adaptações multimídias. A base dos princípios teóricos e metodológicos relacionados ao ensino critico e comunicativo de língua inglesa, visamos aumentar a motivação e engajamento dos alunos e introduzir componentes curriculares flexíveis que poderiam tornar o ensino de línguas mais abrangente e relevante. A literatura carrega em si características fundamentais dos sujeitos que a escrevem e da sociedade que delineia esses escritores, dessa forma, ela se configura como plataforma ideal para um professor trabalhar a proficiência linguística e cultural de seus alunos. O projeto propõe material didático flexível para o ensino de literaturas globais em conjunto com suas adaptações, levando em consideração o nível linguístico dos alunos. A pesquisa também reflete sobre as novas formas de produção textual, das quais os jovens já estão expostos desde cedo, e a influência do espaço e estrutura física escolar no processo de ensino e aprendizagem. Serão apresentados procedimentos, práticos e dinâmicos, para apoiar professores de Língua Inglesa a promoverem aulas para o desenvolvimento de cidadãos críticos e engajados num mundo globalizado.
Voltar Visualizar PDF