Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Letras
Título |
MULTILETRAMENTO LITERÁRIO: LITERATURA E FILME NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Autores |
EVANDRO LUIS MOREIRA DE SOUZA (Autor) MARGARET MALIA SPOFFORD XAVIER (Orientador) |
Resumo |
Essa comunicação oral objetiva relatar os resultados do projeto de pesquisa de iniciação científica sobre multiletramento literário, isto é, o ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de literatura e suas adaptações multimídias. A base dos princípios teóricos e metodológicos relacionados ao ensino critico e comunicativo de língua inglesa, visamos aumentar a motivação e engajamento dos alunos e introduzir componentes curriculares flexíveis que poderiam tornar o ensino de línguas mais abrangente e relevante. A literatura carrega em si características fundamentais dos sujeitos que a escrevem e da sociedade que delineia esses escritores, dessa forma, ela se configura como plataforma ideal para um professor trabalhar a proficiência linguística e cultural de seus alunos. O projeto propõe material didático flexível para o ensino de literaturas globais em conjunto com suas adaptações, levando em consideração o nível linguístico dos alunos. A pesquisa também reflete sobre as novas formas de produção textual, das quais os jovens já estão expostos desde cedo, e a influência do espaço e estrutura física escolar no processo de ensino e aprendizagem. Serão apresentados procedimentos, práticos e dinâmicos, para apoiar professores de Língua Inglesa a promoverem aulas para o desenvolvimento de cidadãos críticos e engajados num mundo globalizado. |