Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Educação Física

Título
COORDENAÇÃO MOTORA COM BOLA COMO CONTEÚDO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Autores
SAMARA SILVA DE MOURA (Autor)
SIOMARA APARECIDA DA SILVA (Orientador)
Resumo
Para a aquisição de novas habilidades, o ambiente escolar torna-se um terreno fértil, rico em estímulos. Nos dias contemporâneos em que as crianças perderam seu espaço de brincar pelo processo de urbanização, a escola é o único local onde as crianças vão ter maior envolvimento com diferentes práticas físico-motoras. Tornando relevante a prática de atividades motoras planejadas/estruturadas durante as aulas para um desempenho satisfatório das crianças. Partindo deste pressuposto teórico que o objetivo do trabalho foi investigar a influência de um programa de intervenção motora no desempenho de habilidades de lançar, driblar, chutar e conduzir, de crianças do Ensino Fundamental/anos iniciais. A amostra consistiu de 4 turmas (2 do 4° ano e 2 do 5° ano), separadas em dois grupos: grupo experimental (GE) com 18 sessões de aulas sistematizadas para o desenvolvimento da capacidade de jogo, e o grupo controle (GC) que realizou 18 sessões de aulas do professor da escola. O estudo se constituiu de três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Nas fases de pré e pós-testes, as crianças foram avaliadas através do teste de coordenação com bola (TECOBOL). Os dados foram conduzidos por meio do teste de normalidade, apresentando-se normalmente distribuídos. Sendo conduzido testes paramétricos. Para a comparação entre os momentos utilizou-se o teste t pareado. Para comparação entre os sexos e turmas utilizou-se o teste t-student amostras independentes. Os resultados da comparação entre os sexos e entre as turmas não apresentaram diferenças significativas. Para análise da somatória das habilidades entre os momentos encontrou diferenças significativas nas médias de desempenho do GE quando comparadas com o GC (p.0,002), Conclui-se que o programa de intervenção motora para o desenvolvimento da capacidade de jogo foi possível ser realizado na escola e o mesmo demonstrou ter um efeito positivo no desenvolvimento da coordenação com bola através das habilidades motoras.
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