Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Farmácia
Título |
Aprimoramento das aulas práticas de Botânica Aplicada a Farmácia. |
Autores |
Taynara Dias Oliveira (Autor) Maria Cristina Teixeira Braga Messias (Orientador) |
Resumo |
Este projeto objetivou a elaboração e a melhoria de materiais didáticos para a disciplina Botânica Aplicada à Farmácia. Nessa disciplina, os alunos encontram subsídios para capacitação em farmacognosia, observando e interpretando estruturas anatômicas e morfológicas das plantas, de modo a possibilitar o controle de qualidade de medicamentos oriundos de vegetais. Embora haja algumas lâminas semipermanentes, há necessidade de substituição, visto que muitas são avariadas pelo manuseio, contaminação. E ainda há necessidade de elaboração de lâminas de outras partes de plantas ou espécies, enriquecendo o material didático com o intuito de despertar a compreensão e interesse dos alunos durante as aulas práticas. Foram confeccionadas lâminas semipermanentes, com cortes transversais, longitudinais e paradérmicos, de diversos órgãos vegetais. O material coletado foi fixado em FAA50(1:1:8 CH2O, C2H4O2,C2H6O 50%) e posteriormente transferido para álcool 70%. Realizou-se cortes à mão livre e efetuou-se dupla coloração utilizando azul de Astra e fucsina básica. Para a preparação das lâminas semipermanentes os cortes foram montados em lâminas contendo gelatina glicerinada ou glicerina e cobertos com lamínulas. Para a vedação utilizou-se esmalte de unhas incolor. As lâminas foram etiquetadas contendo o nome da espécie, órgão cortado, tipo de corte e coloração. Houve também a padronização das etiquetas de laminários antigos e a sua organização por temas de aulas práticas. Foram elaboradas cerca de 250 lâminas, com no mínimo 20 réplicas de cada tipo. Foram realizadas também fotomicrografias para a utilização em roteiros ou aulas expositivas. As imagens foram feitas em fotomicroscópio digital e posteriormente editadas indicando estruturas e/ou tecidos. Espera-se um melhor desempenho dos alunos dando-lhes maior alicerce para trabalhos em controle de qualidade de medicamentos, motivação dos alunos na disciplina, redução da evasão e melhor desempenho acadêmico dos graduandos em Farmácia. |