Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Biologia Geral

Título
Abordagens CTS (Ciência Tecnologia e Saúde) no ensino de Histologia Geral
Autores
Leticia de Cassia Rodrigues Araujo (Autor)
Uyrá dos Santos Zama (Orientador)
Resumo
A histologia inclui o estudo dos tecidos humanos e apesar de ser fundamental para todos os cursos da área da saúde, muitas vezes não desperta interesse dos alunos por estes não perceberem uma correlação direta de seus conteúdos com a área aplicada de sua formação ou com seu cotidiano. Neste sentido, nosso objetivo foi identificar em cada aula, conteúdos que pudessem ser trabalhados no contexto CTS – ciência, tecnologia e sociedade – caracterizado por uma abordagem dos conteúdos científicos e tecnológicos no seu contexto social, buscando preparar os alunos para a prática da cidadania. Nosso primeiro resultado foi a criação de uma “sequência didática” aplicada ao conteúdo de “tecido conjuntivo adiposo”, que aborda aspectos relacionados a cultura da beleza e da saúde. A produto pedagógico é composto por vídeos, relatos e curtos textos de divulgação científica sobre o manejo do tecido adiposo e deve subsidiar a discussão do papel das mídias e da sociedade nas nossas tomadas de decisão, em contraposição, muitas vezes, ao que seria sensato fazermos com nosso próprio corpo diante do conhecimento de sua organização e funcionamento – sinônimo de histofisiologia! Assim, serrão levantados benefícios, malefícios, segurança e efetividade científica das tecnologias de procedimentos estéticos; de dietas restritivas e do uso de fármacos na busca do “corpo socialmente ideal”. A criação da sequência didática em si é uma resultado pedagógico e sua aplicação para análise complementar dos dados foi inviabilizado pela interrupção da aulas. Agora, nosso projeto prevê a aplicação deste produto e avaliação da metodologia (CTS) no curso de formação inicial de professores de biologia (Licenciatura em Ciências Biológicas). Como conclusão desta etapa, pretendemos melhorar a adesão dos alunos ao estudo da histologia (impacto no ensino direto) e apresentar uma nova ferramenta pedagógica aplicável em diferentes conteúdos na futura prática docente destes alunos da licenciatura.
Voltar Visualizar PDF