Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS DA VIDA
Subárea: Nutrição
Título |
Apreensão lúdica no ensino de Anatomia Humana |
Autores |
Thiago Rodrigues Araujo Cunha (Autor) Gustavo Pereira Benevides (Orientador) |
Resumo |
INTRODUÇÃO: Os ingressos nas universidades federias apresentam uma deficiência no conhecimento básico das ciências morfológicas. A anatomia humana é um conteúdo essencial para os cursos na área da saúde. No processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana é necessária uma introdução gradual dos conceitos, pois o assunto é vasto e a terminologia é incomum aos recém-ingressos na graduação. OBJETIVO: Introduzir novos instrumentos metodológicos visando uma rotina educacional com melhor aprendizagem e diminuição do índice de evasão. METODOLOGIA: Apresentação dos conteúdos com a utilização de subsunçores para alcançar uma aprendizagem significativa. No início das aulas serão explorados os conceitos relevantes, os quais serão tomados como requisitos para que o aluno possa acompanhar o conteúdo que será discutido. No final da aula os alunos serão informados do acréscimo do conteúdo esperado em relação à estrutura cognitiva inicial. Ao longo das aulas as figuras anatômicas seguirão uma gradação a partir das ilustrações morfológicas lúdicas de David Macaulay, evoluindo para figuras dos atlas de anatomia até chegar às fotografias cadavéricas reais. Além, ocorrerá a implantação dos “roteiros fundamentais de estudo” com incremento de explicações das funções dos sistemas orgânicos, esquemas/organogramas para serem completados e inter-relações clínicas. RESULTADOS: O cronograma das atividades estabelecia que durante o primeiro semestre os conteúdos seriam fomentados, enquanto que no segundo semestre letivo os produtos serão aplicados e a sua aderência avaliada. Essa estratégia não foi concretizada devido ao adiamento do calendário acadêmico (15/2). Por esse motivo se faz necessária o remanejamento organizacional desse projeto pró-ativa. CONCLUSÕES: Mesmo ainda sem a aplicação do material desenvolvido percebe-se que a inovação dos aparatos metodológicos (incluindo as estratégias ludicistas) reforçam a fixação do conteúdo da disciplina de anatomia humana. |