Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Medicina

Título
Material de Auxílio ao Estudo da Disciplina Prática Pediátrica Hospitalar.
Autores
Janaina Jube Uhlein (Autor)
VITOR ANTONACCI CONDESSA (Autor)
Aline Joice Nicolato (Orientador)
Resumo
O objeto do presente projeto era o desenvolvimento de material de estudo para disciplina eletiva “Prática Pediátrica Hospitalar”, ofertada no curso de medicina. Nesta disciplina, os alunos têm primeiro contato com pacientes pediátricos em ambiente hospitalar, nos variados quadros clínicos existentes nesta faixa etária (desde doenças graves até atendimento em sala de parto). Porém, após reflexão sobre a necessidade dos alunos em receberem orientação no estudo da pediatria, detectou-se que o ensino da prática ambulatorial pediátrica, abordada nas disciplinas obrigatórias de Semiologia Pediátrica e Medicina Geral de Crianças I e II, seria tema mais abrangente a ser trabalhado. Por isso, este trabalho teve como objetivos a criação de materiais de apoio ao estudante de medicina contemplando temas da prática pediátrica ambulatorial, como alimentação, prevenção de acidentes e acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor da criança, que serão acrescentados à apostila de estudo da semiologia pediátrica, já confeccionada com o apoio do atual Programa Pró-Ativa. Além disso, foram desenvolvidas orientações impressas a serem entregues aos pais em cada consulta médica, contendo temas como crescimento, desenvolvimento, alimentação e orientações gerais. Dessa forma, eleva-se a qualidade da assistência pediátrica, baseada na construção do conhecimento em conjunto com o familiar. Quando se insere a família no contexto da vigilância do crescimento e desenvolvimento da criança, a partir do treinamento do olhar, há chance de melhoria da qualidade do acompanhamento médico, e os pais, tendo-se apoderado deste conhecimento, se sentem capacitados a compreender seu filho, podendo oferecer as condições necessárias para um cuidado integral. A partir disso, espera-se que os serviços de atenção primária sejam oferecidos de forma cada vez mais completa e em tempo oportuno para que, de forma efetiva, diminuam-se as necessidades de atendimentos pediátricos de rotina nos serviços de emergência.
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