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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Medicina

Título
Métodos didáticos auxiliares para aulas práticas de Clínica Cirúrgica I
Autores
Rodrigo Vilela Ventura (Autor)
SAMUEL SILVA FERREIRA (Autor)
Sávio Lana Siqueira (Orientador)
Resumo
INTRODUÇÃO: A Clínica Cirúrgica I, em comparação a disciplinas correspondentes de outras instituições, provê um contato inicial muito mais profundo com a cirurgia, o que é fundamental e obtem êxito na proposta de formar estudantes mais experientes, seguros e preparados. Por outro lado, o foco dado em atividades avançadas faz diminuir a atenção dada às questões mais básicas, cujo aprendizado é em grande parte delegado à proatividade individual dos estudantes. Por se tratarem de habilidades práticas, os métodos de estudo hoje disponíveis apresentam falhas: os livros didáticos não demonstram a dinamicidade e a tridimensionalidade necessárias; e as monitorias podem ocorrer em horários indisponíveis para alguns estudantes. Constantemente há relatos de estudantes revelando a dificuldade de aprendizagem da instrumentação, lavagem das mãos, calçamento de luvas e capotes, tipos de nós, fios e suturas, etc. OBJETIVO: O objetivo geral deste projeto é prover métodos didáticos alternativos aos já existentes para auxiliar no aprendizado das técnicas básicas, conferindo maior celeridade e facilidade no processo de aprendizagem. METODOLOGIA: Construção de 15 estações de madeira (20x10cm) e dois barbantes coloridos em cada para ensino e treino de nós. Confecção de 2 pôsteres (90x120cm), com buchas e fios cirúrgicos agulhados, para exposição dos diversos tipos de suturas, fios, e nós, explicitando as vantagens, desvantagens e indicações de cada um. Vídeos para demonstração dinâmica da lavagem de mãos, calçamento de luvas e vestimenta de capotes. RESULTADOS: Os modelos são expostos no laboratório de cirurgia, enquanto que os vídeos são inseridos no youtube, conforme ficam prontos. CONCLUSÃO: A disponibilização dos materiais confeccionados no laboratório de cirurgia, espaço onde ocorrem as aulas práticas, ou em sites acessíveis tornam o aprendizado e treino das atividades básicas muito mais dinâmico e eficiente.
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