Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Medicina

Título
Guia Prático de Suporte Básico de Vida para Acadêmicos de Medicina
Autores
Daniel Magalhaes Nobre (Autor)
WANDERLEY SOUZA (Autor)
Henrique Faria (Orientador)
CHRISTIAN GOMES CARDOSO VIANA (Autor)
Resumo
O atendimento pré-hospitalar nasceu da necessidade de se prestar atendimento imediato e de qualidade, que, ao mesmo tempo que minimize as chances de qualquer agravo das vítimas de trauma ou de outras comorbidades, aumente sua chance de sobrevivência com o menor número de sequelas possíveis. Assim, o presente trabalho foi realizado no intuito de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e de habilidades práticas dos colegas discentes, visando um melhor atendimento às vítimas fora do ambiente hospitalar. Para tal, na produção desta apostila foi realizada uma ampla revisão bibliográfica, de literaturas nacionais e internacionais. Neste processo, foram ainda revisados os protocolos de atendimento de vítimas de trauma de serviços como o SAMU e Corpo de Bombeiro de vários estados brasileiros. Após a realização deste trabalho teórico, no intuito de facilitar o processo de construção do conhecimento, foram realizadas sessões de fotos ilustrativas de como se realiza cada procedimento descrito nesta apostila. Unimos texto e imagem, num "passo-a-passo", para que os colegas discentes possam visualizar forma e a sequência, em detalhe, de como cada manobra é, e deverá ser realizada por ela quando da sua aplicação prática (que será realizada no laboratório de práticas). A experiência de um dos autores do presente trabalho, como aluno, e monitor, por três períodos consecutivos, da disciplina Suporte Básico de Vida, nos permitiu que fossem esclarecidas todas as dúvidas apresentadas pelos colegas discentes nestes dois anos. Como resultado, por reconhecer que o processo de construção do conhecimento não é linear nem estanque, esperamos com esse material, que permite ao aluno operar menos no abstrato e mais no concreto (através do uso de imagens ilustrativas de cada passo dado), contribuir de forma contundente com a construção do conhecimento respeitando o tempo e a forma de aprender de cada um. Agradecemos ao Prof Henrique Pereira Faria, pelo apoio, confiança e estímulo!
Voltar Visualizar PDF