Publicado no Encontro de Saberes 2015
Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica
Área:
Subárea:
Título |
Desenvolvimento e Implantação de um sistema Web de apoio a gestão e realização de projetos de monitoria para o DECSI do ICEA UFOP |
Autores |
Joao Marcos Duarte Nogueira (Autor) Thiago França Melo de Lima (Orientador) PLINIO ROQUE DE ALMEIDA PESSOA (Co-Autor) |
Resumo |
O Programa de Monitoria da PROGRAD/UFOP busca contribuir para a melhoria do ensino de graduação na universidade. A monitoria consiste em atividades teóricas e práticas, de caráter pedagógico, a serem desenvolvidas por um monitor, definidas em um projeto de monitoria, que deve ser elaborado por um professor e aprovado pela PROGRAD. O Programa de Monitoria visa superar dificuldades de aprendizado dos estudantes e contribuir com o trabalho docente para melhorar a qualidade do ensino de graduação. Entretanto, as atividades relacionadas ao programa nem sempre são realizadas de forma coordenada. São exemplos de problemas: alunos interessados deixam de participar da seleção para monitor, falta de informação de fácil acesso sobre monitores e horários de monitoria, dificuldade para acompanhamento das atividades de monitoria. Em 2014, o Departamento de Computação e Sistemas (DECSI/ICEA) atendeu aproximadamente 1500 alunos, semestralmente, nas disciplinas por ele ofertadas. Este projeto teve como objetivo mapear as atividades (processos) do Programa de Monitoria no DECSI, desenvolver e implantar um sistema web para apoiar a realização destas. Os processos foram mapeados por meio de modelagem de processos de negócio e da BPMN (Business Process Model and Notation). Alguns protótipos foram desenvolvidos e validados. O sistema está sendo desenvolvido utilizando-se o framework Symfony PHP, e MySQL. Após a realização deste projeto e a implantação e utilização do sistema web, são esperadas melhorias nas etapas de seleção de monitores, execução das atividades de monitoria, acompanhamento e avaliação das atividades de monitoria. Agradecimentos: PROGRAD/UFOP. |