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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Direito

Título
Desenvolvimento de uma metodologia para a inclusão de temas transversais - questões de gênero e sexualidade - no curso de Direito da UFOP.
Autores
Barbara Neves de Paula Eller (Autor)
Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia (Orientador)
Resumo
Desenvolvimento de uma metodologia para a inclusão de temas transversais – questões de gênero e sexualidade – no curso de Direito da UFOP Este projeto do Pró-Ativa é um aprimoramento dos programas das disciplinas do curso de Direito da UFOP, ou seja, visa uma melhoria dos planos de ensino, a partir da inclusão de temáticas de gênero e sexualidade. O objetivo é especificamente incluir estas questões como um tema transversal, a serem trabalhadas de forma interdisciplinar entre as matérias do curso de Direito. A metodologia utilizada para execução do projeto se baseia em estabelecer novos conteúdos para os programas das disciplinas, mas sem alterar a ementa, por isso seguindo algumas etapas: primeiramente através do contato direto com os professores do departamento para encontrar/propor maneiras de correlacionar os temas – gênero e sexualidade- com a disciplina oferecida por cada um. Em seguida, de acordo com o que foi proposto nas conversas, elaborar um material de apoio que fique à disposição dos professores, com bibliografias e jurisprudência, para que possam utilizá-los em suas aulas. Além disso, no decorrer das atividades - reuniões com os professores - é primordial que sejam esclarecidos alguns conceitos básicos, bem como suas distinções, por exemplo: sexo e gênero, orientação sexual e identidade sexual, desigualdade e diferença. Até o momento, foi possível observar resultados satisfatórios já que um número considerável de professores demonstraram interesse e comprometimento em abordar as temáticas em sala de aula, uma vez que questões envolvendo gênero e sexualidade atravessam os vários ramos do Direito: Constitucional, Administrativo, Civil, Penal, Trabalho, Biodireito, etc. Por fim, a melhoria do ensino é visível, pois proporciona aos estudantes de Direito uma nova forma de pensar/interpretar temas que estão em pauta na mídia e vão de encontro com as disciplinas, dando flexibilidade e abertura ao currículo.
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