Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Pedagogia

Título
Formação Inicial de Professores: Contribuições dos Jogos para a Educação Ambiental nos Anos Iniciais da Educação Básica.
Autores
Jessica Alice Castro Faria (Autor)
JACKS RICHARD DE PAULO (Orientador)
Resumo
A Educação Ambiental (EA) tem sido alvo de intensa preocupação por parte de educadores em cursos de formação de professores, principalmente, para que se torne uma realidade nas escolas. Nesse sentido, várias ações são desenvolvidas sob o intuito de promover maior conscientização dos adultos em relação a tal problemática, que, por envolver a aquisição de novos saberes, requer mudanças de atitudes e hábitos de comportamento. Portanto, os cursos de formação de professores, em destaque para os Anos Iniciais da Educação Básica, necessitam desenvolver novas estratégias metodológicas que possam subsidiar o processo de mediação pedagógica em sala de aula e que estimulem a aprendizagem de forma prazerosa para a plena formação do sujeito e exercício da cidadania. Nesta linha de raciocínio, o professor deve aproveitar o trabalho com jogos voltados para a EA enquanto um momento associado ao prazer e facilitador do processo de mediação pedagógica. Nesta perspectiva, teve-se o objetivo de construir jogos pedagógicos para trabalhar a EA em salas de Aula nos Anos Iniciais da Educação Básica e refletir sobre as contribuições destes para construção de conhecimentos, interação escola e comunidade, além da importância da EA para qualidade de vidas das pessoas. Deste modo, a metodologia utilizada foi uma discussão, com base em revisão bibliográfica sobre a temática, em prol de contribuir para inovação das práticas de ensino de futuros professores dos Anos Iniciais da Educação Básica. Outro aspecto relevante desta investigação é a tentativa de (re)dimensionar a concepção sobre a EA dos educadores incentivada pela implementação de jogos pedagógicos. Espera-se dentre as inúmeras contribuições desse projeto, que ações concretas sobre a EA, como os jogos pedagógicos, possam contribuir para que as crianças possam assumir um novo comportamento no ambiente em que vivem.
Voltar Visualizar PDF