Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Produção

Título
Implementação e desenvolvimento do NAPECE - "Núcleo de aprimoramento das práticas de ensino dos cursos de engenharia" formada pelos alunos intercambistas do programa Ciência sem Fronteiras do curso de Engenharia de Produção
Autores
Vitoria de Oliveira Pinto Teixeira (Autor)
Frederico Cesar de Vasconcelos Gomes (Orientador)
SAMUEL MARTINS DREI (Autor)
CAMILA DE OLIVEIRA FERREIRA (Autor)
THALYCK DOUGLAS DIAS ESTEVES (Autor)
Resumo
O Programa Ciência sem Fronteiras proporcionou a muitos alunos de Engenharia de Produção da UFOP novas experiências pessoais e profissionais. É a partir de um núcleo de aprimoramento formado por tais alunos que esse projeto pretende unir e desenvolver novas metodologias, técnicas e abordagens para o ensino de engenharia, inicialmente no departamento de Engenharia de Produção do ICEA. As reuniões serão divididas em diferentes temas a serem abordados, sendo eles: aulas práticas e teóricas e ensino do ciclo básico; empreendedorismo na faculdade; cultura; e por último as relações entre aluno e professores e aluno e a universidade. Todos esses temas serão abordados de acordo com as experiências vividas por cada aluno. As reuniões serão presididas pelos quatro alunos autores do projeto, sendo eles os mediadores das discussões e responsáveis por documentar todas as ideias levantadas. A adesão dos alunos ao núcleo será controlada a partir de listas de presença e também das ideias desenvolvidas ao longo das reuniões(é necessária a participação e não somente a presença). Foi possível perceber, apenas com o começo do desenvolvimento do núcleo, que existem diferentes abordagens dos cursos de Engenharia de Produção oferecidos até mesmo dentro do Brasil e também nos diferentes países onde os alunos estudaram. A partir de tais diferenças novas metodologias, técnicas e abordagens serão propostas pelo núcleo para os professores do DEENP.
Voltar Visualizar PDF