Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Produção

Título
Desenvolvimento de materiais de apoio para as atividades práticas da disciplina estratégias de produção
Autores
Paulo Henrique Pinto (Autor)
Helida Mara Gomes Morato Duarte (Orientador)
Resumo
As estratégias de produção que implicam na tomada de decisões para gerar produtos e serviços são parte vital do sucesso de empresas e instituições, publicas e privadas, que tem por objetivo entrar e manter-se em um mercado cada vez mais competitivo. Sendo assim este projeto teve como objetivo a criação de material didático para a aplicação na disciplina eletiva de mesmo tema, ao passo que objetiva também a inserção de discussões atuais, favorecendo o processo de aprendizagem e formação do engenheiro de produção. O desenvolvimento de material foi baseado na pesquisa de artigos publicados em congressos como, Enegep, Seget, Simpoi, Simpep, periódicos como Revista produção, além da plataforma Scielo e do portal Capes. Definidos as fontes de pesquisas, partiu-se para o planejamento e programação das atividades a serem realizadas, baseando-se nos sete subtópicos previamente estabelecidos pelo orientador que, envolvem assuntos relativos ao desdobramento de cada nível da estratégia conhecido. A cada semana do projeto foram realizadas reuniões para iniciar o trabalho detalhado de cada subtópico e posteriormente apresentar um mínimo de três artigos para na semana seguinte serem elaborados exercícios específicos mesclando o conteúdo absorvido através de cada um deles. O resultado final foi à obtenção de uma apostila para utilização posterior na disciplina já citada, que continha um grande numero de artigos e exercícios que foram elaborados através do material desenvolvido durante o ciclo do projeto. A necessidade de elaboração de material didático relativo às estratégias de produção é clara, assim a realização deste projeto implica na tentativa de melhora da dinâmica de ensino e aprendizado.
Voltar Visualizar PDF