Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Farmácia

Título
Aperfeiçoamento didático da disciplina Controle Biológico de Qualidade do Curso de Farmácia- UFOP.
Autores
Diana Gomes Carneiro (Autor)
Flávia Dias Marques Marinho (Orientador)
Resumo
As aulas práticas são cruciais para a consolidação do conteúdo teórico e o uso de material de apoio didático auxilia e facilita o processo ensino aprendizagem. Neste contexto, objetivou-se aperfeiçoar a apostila elaborada no Programa Pró-Ativa 2014 e empregada nas aulas do 1º semestre de 2015, bem como, capacitar o bolsista estudante de Farmácia em técnicas de controle microbiológico de qualidade e lhe estimular à prática docente. Com base nos roteiros, as práticas foram planejadas, preparadas, executadas e os resultados dos experimentos foram registrados em relatório e por meio de imagens para complementação do material didático. Dos 14 roteiros de prática, 8 (57%) foram executados e dos 6 (43%) remanescentes, 4 (66%) não serão realizados por indisponibilidade de material. A execução das técnicas possibilitou identificar e sanar aspectos falhos no procedimento como as concentrações de antibiótico e da suspensão microbiana empregadas no teste de difusão em ágar. Das 80 imagens obtidas, até o momento 12 (15%) foram introduzidas nos respectivos roteiros da apostila e outras utilizadas em apresentações de aulas teóricas. O material didático aperfeiçoado será compilado e disponibilizado na página da disciplina para orientação das atividades de laboratório nos próximos semestres, além disso, pretende-se disponibilizar as demais imagens no site para consulta pelos estudantes. O bolsista Pró-Ativa teve a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas, cognitivas e interpessoais, por meio de ações relacionadas à prática docente que requereu dentre outras: planejamento, preparação, execução, avaliação, interpretação e apresentação dos resultados. Agradecimentos: PROGRAD/UFOP.
Voltar Visualizar PDF