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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS DA VIDA

Subárea: Farmácia

Título
Cinephar: Cinema, Saúde e Ciências Farmacêuticas.
Autores
Bruno de Resende Vieira (Autor)
Elza Conceição de Oliveira Sebastião (Orientador)
Resumo
Introdução: Os recursos audiovisuais, especialmente o cinema, têm sido freqüentemente utilizados como facilitadores no processo-ensino aprendizagem, desempenhando papel complementar na formação de profissionais da saúde e na reflexão sobre temas bioéticos e antropológicos, na formação do caráter integral do indivíduo. Objetivo: realização de atividade extracurricular prática, didático-pedagógica alternativa, oferecida aos acadêmicos de Farmácia, com a promoção do debate crítico e criativo de questões antropológicas e clínicas relevantes. Metodologia: A exibição dos filmes/debates semanais foram realizados no auditório da Escola de Farmácia/UFOP, mediados por 1 dos 4 monitores do projeto sob coordenação e acompanhamento permanente de um docente. O acervo de filmes foi composto por doação de cópias originais da coleção pessoal da coordenadora. A seleção foi determinada previamente. A divulgação foi física e digital para público-alvo pertencente a comunidade acadêmica, que avaliou cada exibição por questionários anônimos e confidenciais.Resultados: Foram exibidos 21 filmes no período de setembro/2014 a agosto/2015 ; publico total: 258; temas abordados: ética, doação de órgãos, transtornos psiquiátricos, religião, sexualidade, drogas e preconceito. Média de espectadores/filme: 12,3. Tempo médio de debate: 40 minutos; avaliação do evento: positiva por 97% dos espectadores. Conclusão: A exibição de filmes comerciais seguida de debates e discussões permitiu envolver temas tabus de aspectos social, bioético, cultural, psicológico e médico-científico. Promoveu-se a ampliação dos horizontes do público acerca dos temas abordados e a visão articulada e integrada entre as várias áreas do conhecimento. O projeto permite a formação mais humanística, questionadora e reflexiva dos graduandos em Farmácia da UFOP.
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