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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Física

Título
Produção e análise de sequências didáticas e material de apoio para as disciplinas de prática de ensino de física em colaboração com NPEC
Autores
Alexandre Cardoso Balbino (Autor)
Marcos Moraes Calazans (Orientador)
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma metodologia inovadora para a formação do professor de física surdo além do desenvolvimento de uma sequência didática e material de apoio para a disciplina de Prática de Ensino de Física 1. O desafio da aprendizagem de surdos demandou a criação de um grupo de pesquisa constituído por professores do departamento de Física, integrantes do Núcleo de Educação Inclusiva da UFOP(NEI), o aluno bolsista e além do próprio aluno surdo. A metodologia de ensino consistiu de um conjunto de seções de discussão sobre planos de aulas e sequências de ensino elaboradas pelo aluno surdo. A cada seção buscou-se o aprimoramento do desempenho do aluno por meio das críticas apresentadas pelos colegas de turma e debates com toda a turma; as sequência de reformulações e críticas das atividades foram acompanhadas de reuniões interativas extra classe com aluno surdo e integrantes do grupo para compartilhar sentidos produzidos por ele e re-significar e interpretar sinais compartilhados. Estas reuniões foram gravadas com consentimento dos integrantes para posterior análise que poderá auxiliar na compreensão do processo de aprendizagem. Oficina com o tema de Educação Inclusiva e Escola Bilíngue também foi realizada com objetivo de facilitar nossa compreensão do processo de formação do professor surdo. A metodologia se encerrou com a elaboração coletiva de uma sequencia didática a partir de abordagem alternativa de ensino (Ciência, Tecnologia e Sociedade) utilizando recurso tecnológico de uma pasta virtual que permite o armazenamento e sincronização de arquivos. Os resultados parciais discutidos pelo grupo apontam que a metodologia utilizada permitiu maior desenvolvimento do aluno surdo no sentido do desenvolvimento de sua autonomia e compreensão da natureza da atividade docente no campo da Física e aos demais alunos a sensibilização para a importância do uso de metodologias inovadoras para atender a demanda da educação inclusiva.
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