Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Título
Repensando o estágio supervisionado do curso de Letras da Ufop: em direção a uma prática reflexiva
Autores
ANGELA MARIA DUTRA DA SILVA SENRA (Autor)
Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães (Orientador)
Resumo
O estágio supervisionado de licenciatura em letras, em especial de Língua Portuguesa no ICHS-UFOP, tem colocado inúmeros desafios. Um dos desafios principais diz respeito a uma formação reflexiva em direção à prática do estagiário, para que esta não se configure apenas como lugar burocrático, de cópia de modelos prontos, mas produção ativa-reflexiva que vise à ação e transformação do sujeito (PIMENTA, LIMA, 2001). Assim, o estágio exige uma ação constante, considerando também as inúmeras atividades burocrático-pedagógicas que perpassam o seu caminho. Tendo em vista este cenário, este trabalho visa evidenciar um trajeto de pesquisa, reflexão e ação sobre o estágio em letras, destacando as principais dificuldades dos alunos e buscando possíveis alternativas a um melhor aproveitamento do estágio enquanto prática, não só a ser cumprida burocraticamente, mas também de forma ativa e reflexiva, um momento importante de construção da identidade de professor. Para tanto, seguindo os princípios de Silva (2014), buscamos a construção de um blog, a ser tomado como espaço colaborativo para ação e troca de informações dos alunos. Neste espaço, buscamos a interação dos alunos/estagiários, a partir da troca de experiências. Procuramos também relatos dos professores supervisores da universidade, bem como depoimentos dos professores supervisores da escola. Além do blog, o projeto em questão buscou ouvir os alunos/estagiários em suas demandas através de questionários e entrevistas semi estruturadas. De uma forma geral, concluímos que uma das maiores demandas que envolve o estágio é uma maior relação entre a teoria e a prática, entre a universidade e a escola, com vistas a uma formação verdadeiramente reflexiva, que abra novas possibilidades de ressignificação da prática pedagógica.
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