Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Música

Título
O cenário como estratégia de formação docente a partir da complexidade e da transdisciplinaridade: integrando os saberes no ensino/aprendizagem de pronúncia em LE.
Autores
Daiane da Silva Santos Felipe (Autor)
ANACELI DE LIMA GONCALVES (Autor)
Adriana S. Marusso (Orientador)
ANA LIDIA MIRANDA DURANTE (Autor)
Resumo
O cenário como estratégia de formação docente a partir da complexidade e da transdisciplinaridade: Integrando os saberes no ensino/aprendizagem de pronúncia em LE Este projeto visa promover a integração dos saberes advindos das artes e das letras no intuito de ampliar os horizontes dos alunos das licenciaturas em Língua Inglesa, Música e Artes Cênicas. Esta experiência teórico/prática pretende contribuir efetivamente para a formação dos alunos e incentivar, pela própria vivência, a busca do diálogo interdisciplinar no futuro docente; e capacitar os alunos para, além da pronúncia do inglês, no uso correto da voz e a expressão corporal. O bolsista do Curso de Música ensina a técnica vocal, desenvolve a percepção do ritmo e da melodia, estimulando o ouvido e despertando a sensibilidade para o aspecto musical da língua, contribuindo para a discriminação auditiva, seja das notas musicais ou do detalhe fonético dos sons do inglês. O bolsista do Curso de Artes Cênicas acompanha a preparação do trabalho teatral dos alunos da Fonologia II, retoma a técnica vocal e acrescenta os aspectos ligados à expressividade vocal e corporal dos personagens. O trabalho com música gerou satisfação e melhor compreensão da língua inglesa, contribuiu para o maior interesse e envolvimento dos alunos permitindo que eles superassem suas próprias expectativas. A experiência adquirida ao longo do projeto gerou na bolsista uma expectativa ainda maior de poder ensinar e aprender ao mesmo tempo. Para a prática teatral e a preparação da montagem do texto, foram adaptados exercícios que trabalhassem a expressão vocal e corporal. Ao final do projeto, pode-se perceber que há um universo imenso antes da apresentação final, cheio de possibilidades e um campo vasto para a criatividade, mas que é necessário optar por uma forma de se comunicar seja através do gesto corporal ou da oratória e enquadrar o sentido da frase carregada de emoção com a expressão corporal é aprender a comunicar-se de várias formas.
Voltar Visualizar PDF