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Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Minas

Título
Estudo de possibilidades de emprego de ferramentas de EAD no curso presencial de Engenharia de Minas.
Autores
Julia Nogueira Camargos (Autor)
José Margarida da Silva (Orientador)
Resumo
Educação a Distância é uma modalidade educacional na qual a relação professor aluno é fortemente mediada pelos recursos tecnológicos, conciliando tempo e espaço para que a aprendizagem aconteça. Pela lei entende-se que qualquer processo educativo com mais de 20% de sua matriz curricular ofertada na modalidade EAD, é considerado a distância. Essa modalidade representa hoje 14,6% do total de alunos matriculados na graduação, sendo que apenas 4% dos cursos ofertados em EAD são de engenharia, mostrando que ainda há grande resistência no emprego dessa ferramenta nos cursos de Engenharia. O objetivo desse estudo foi avaliar se é possível empregar ferramentas EAD em cursos de engenharia como o de Engenharia de Minas, como forma de melhorar o ensino. Para isso, inicialmente foi realizada pesquisa de opinião com 80 alunos e 10 professores de engenharia. Os estudantes, perguntados se teriam interesse em cursar alguma disciplina de sua grade curricular ministrada por ambiente virtual, em sua maioria responderam sim, devido á maior flexibilidade de horários que isso acarretaria nas disciplinas presenciais. A maioria também acredita ser possível adquirir o mesmo conhecimento em disciplinas ministradas à distância tanto quanto em presenciais. Docentes também se mostraram favoráveis ao uso de ferramentas EAD em cursos presenciais, ressaltando que apenas em disciplinas teóricas. Quando perguntados das maiores dificuldades dessa modalidade, as respostas foram, a capacitação dos professores, o desenvolvimento de boa plataforma virtual, o controle sobre autoria de trabalhos e também a motivação da classe. A próxima etapa será o estudo de documentos da avaliação do conselho profissional da categoria e de associações de classe. Pode-se concluir inicialmente que a resistência em relação a modalidade está diminuindo e que, se empregada em cursos de engenharia de forma bem planejada, traria resultados positivos.
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