Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Química

Título
Inovação da experimentação do curso de licenciatura em Química
Autores
Josimara Souza Andrade (Autor)
Clarissa Rodrigues (Orientador)
Resumo
Há muitas críticas ao modo como a experimentação é perpetuada nos laboratórios didáticos. Apesar disso, poucas mudanças têm sido observadas nas disciplinas experimentais do ensino superior. O objetivo desse projeto é trazer inovações para as atividades práticas do curso de licenciatura em química considerando dois aspectos principais. O primeiro é que o planejamento de aulas práticas nos cursos de Química deve abranger experimentos que estejam fundamentados nos princípios ambientalmente corretos. O segundo é considerar possibilidades metodológicas que favoreçam a aprendizagem discente dos conhecimentos científicos explorando possibilidades como a resolução de problemas e atividades experimentais. A metodologia inicialmente foi a revisão de todo o material das atividades experimentais já existentes no curso, em seguida realizou-se pesquisas de instituições de nível superior que apresentem melhorias nas práticas de laboratório e revisão de literatura sobre experimentação no ensino superior. A UFOP e muitas outras instituições de ensino geram resíduos químicos diferentes e perigosos, mas por estarem em pequenas quantidades, nem sempre são tratados, sendo descartados de forma incorreta, afetando direta ou indiretamente o meio ambiente e a população. Portanto, trabalhar a questão dos resíduos com os alunos iniciantes, obedecendo assim às leis e normas de órgãos ambientais, é um aspecto importante do trabalho. Esperamos com esse trabalho uma mudança com caráter investigativo das propostas de atividades práticas desenvolvidas na disciplina Química Geral Experimental I do curso de Química Licenciatura, produção e teste de unidades didáticas que integrem conhecimentos químicos sobre ciência e melhor fundamentação teórico-metodológica das atividades experimentais. O trabalho aqui relatado será avaliado no final do período, esperamos assim bons resultados com as iniciativas que têm sido tomadas para a melhoria da formação docente em Química.
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