Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2015

Evento: XXIII Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Turismo

Título
Pratas da casa e monitoramento de egressos
Autores
João Nasário Simões Villaschi (Orientador)
KAREN CRISTINA BETTIN (Autor)
Resumo
O projeto “Pratas da Casa” e Monitoramento de Egressos surgiu diante da necessidade de coletar informações sobre a trajetória profissional dos egressos do Curso de Turismo, objetivando a construção de banco de dados e o monitoramento de ex-alunos. O “Pratas da Casa” se constitui de palestras periódicas, ações informativas e mesas redondas para exposição e debate sobre o a expansão das perspectivas profissionais no mercado. As palestras são ministradas por ex-alunos do curso para o público de atuais discentes e docentes do DETUR, promovendo maior visibilidade das possibilidades de atuação profissional, incentivo à ampliação de estágios curriculares e diminuição da evasão escolar. Retomado em 2014 com novas ferramentas de comunicação e estratégias metodológicas, no 1º semestre de 2015 foram realizadas três palestras, com audiência satisfatória, em diferentes dias da semana, que abordaram áreas diversificadas de atuação e respectivos temas: “Turismo de Natureza”, “As escolhas de uma Turismóloga” e, “Turismo e Comunidades: a Importância do Diálogo Social”. Diante da desatualização dos dados sobre os ex-alunos do curso no sistema “Minha UFOP”, os contatos com os egressos exigiu novas formas, de maneira informal e direta, por contatos indiretos e através de ferramentas virtuais, como redes sociais, principalmente Facebook, o que viabilizou os convites aos palestrantes e a atualização do banco de dados. O monitoramento e os questionários aplicados em ações passadas do projeto vêm sendo atualizados e arquivados. Para o 2º semestre o projeto deverá aplicar e analisar novos questionários para aferir o grau de satisfação do público quanto às palestras e registrar as principais dúvidas, preocupações e interesses dos atuais discentes do curso. É o que deverá elevar as ações do projeto a um patamar mais eficiente, tornando-o uma ferramenta efetiva para diminuir a evasão escolar e qualificar o desenvolvimento do mercado de trabalho.
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