Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
Perfil dos docentes que formam os professores: Um estudo exploratório nos cursos de licenciatura na UFOP
Autores
INGRID TEIXEIRA CUNHA (Autor)
CELIA MARIA FERNANDES NUNES (DEEDU) (Orientador)
Resumo
As mudanças na área da educação e a necessidade de repensar o papel do docente na Universidade e na sociedade, tem sido tema relevante no campo das pesquisas educacionais. Assim, o presente trabalho teve por objetivo geral analisar, de forma exploratória, a trajetória formativa de professores que atuam nas licenciaturas na Universidade Federal de Ouro Preto. A análise foi realizada sobre os dados dos docentes que lecionaram nos cursos de 11 licenciaturas, na modalidade presencial, no segundo semestre de 2015. Para identificar a trajetória de formação dos professores formadores, utilizamos a base de dados os currículos da Plataforma Lattes. Como auxílio para a análise, os dados foram organizados em tabelas procurando identificar aspectos relevantes sobre os educadores, tais como: formação inicial (graduação, mestrado e doutorado), experiência no magistério com educação básica, entre outros. Nossa pesquisa no que se refere a formação inicial dos professores, nos mostrou que o grupo é constituído por docentes formados em diferentes bacharelados que não a licenciatura. Em relação a mestrado e doutorados somente 25% possuem na área de Educação. É interessante destacar, que entre os pesquisados, poucos docentes possuem experiência em educação básica, seja pela formação inicial que possuem, ou pela trajetória profissional que tiveram. A análise nos permitiu ainda identificar que os professores participantes possuem uma grande produtividade acadêmica estando vários atuando em programas de pós graduação, diretamente ligados ou não a formação de professores. Embora reconheçamos os limites de uma pesquisa exploratória, o seu desenvolvimento nos permitiu refletir a respeito da formação e atuação acadêmica e pedagógica desses docentes que atuam na formação de professores, além de contribuir para o desenvolvimento do campo da pesquisa voltado para a docência no ensino superior.
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