Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
Por um glossário cybercultural: uma pesquisa por terminologias nos campos da produção tecnológica e educacional
Autores
DANIEL PHILIPE DOS SANTOS ROCHA (Autor)
CLAUDIO LUCIO MENDES (DEEDU) (Orientador)
Resumo
Neste trabalho pretendíamos uma busca por terminologias que convergiam os estudos entre educação e cibercultura. Nosso objetivo foi a problematização e a elaboração de um glossário que abarque as terminologias centrais do campo e contemple as críticas da literatura encontrada e das discussões sobre cibercultura nos campos da educação, comunicação, tecnologia e games. A discussão deste trabalho incorporou as análises de publicações, que de certa maneira, estudaram os avanços dos estudos no campo tecnológico, nas ressignificações dos sujeitos, na produção de artefatos e seus impactos na formação de professores e na educação. Para tal, utilizamo-nos de uma pesquisa bibliográfica que operasse como catalisadoras de publicações que envolvessem as grandes áreas de estudo. Assim, buscamos discutir e agrupar as publicações em eixos e sub-eixos e analisá-las sob os moldes dos Estudos culturais, para compreender como essas terminologias são empregadas, quais seus significados e sentidos, além dos efeitos de verdade que sofrem/sofreram durante o percurso histórico e analítico dispostos pelos autores. Dessa forma, nosso objetivo não foi defini-las, e sim descrever os arranjos ideológicos que envolvem as produções e mais expressivamente o “porquê” envolto na construção dos sentidos empregados pelos autores.
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