Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
O diálogo possível entre Nietzsche, Artaud e Lehmann: As artes cênicas no século XX e a Estética Teatral
Autores
EDUARDO MACENA DAMASCENO (Autor)
LUCIANA DA COSTA DIAS (DEART) (Orientador)
Resumo
Objetiva-se estabelecer um diálogo entre Nietzsche e Artaud, tendo como pano de fundo o chamado teatro pós-dramático, tal como proposto por Lehmann, autor fundamental para se pensar as artes cênicas no século XX. A circularidade e pertinência da questão se evidencia: na medida em que, para Lehman (cuja obra é tensionada por questões longamente alicerçadas na filosofia alemã), o projeto de Artaud, pode ser entendido como uma espécie de “pré-história” do pós-dramático, já que antecipa e anuncia algumas de suas características, abrindo ainda caminho para as mudanças que serão características das artes cênicas no século XX. A partir da metodologia usual de pesquisa bibliográfica posto que essa se baseia na revisão de literatura, na discussão e interpretação de dados coletados em livros, teses e periódicos nacionais e internacionais de modo a se constituir um quadro teórico e a estruturação conceitual que dará sustentação ak referencial crítico por meio do qual o tema aqui abordado poderá vir a ser discutido em perspectiva histórico-hermenêutica. Devido à extensão do assunto a ser pesquisado, temos até o presente momento metade da pesquisa efetuada e conforme a renovação, abordaremos nesse próximo ano de pesquisa, aprofundar o diálogo entre Nietzsche e Artaud e estudar o conceito de pós dramático de Lehmann.
Voltar Visualizar PDF