Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Título
Alquimia e óleos vegetais: atuação do PIBID Ciências em uma sequência didática investigativa
Autores
JESSICA LOHANE DIAS MARTINS (Autor)
FABIO AUGUSTO RODRIGUES E SILVA (DEBIO) (Orientador)
Resumo
O nosso trabalho se relaciona a uma pesquisa sobre a aplicação de uma sequência didática investigativa com o tema alquimia realizada em um clube de ciências que é promovido por um projeto interdisciplinar de ciências (PIBID UFOP Ciências) em uma escola pública do interior de Minas Gerais. Em nossa análise, nos dedicamos a investigar a atividade tanto dos bolsistas quanto dos alunos do nono ano à luz da teoria da atividade para evidenciar a aprendizagens desses diferentes sujeitos. Trazemos nesta apresentação, os detalhes dos dados da produção mais consistente da bolsista, uma análise documental sobre a teoria da atividade. Este trabalho de levantamento bibliográfico consistiu em uma análise de 6 artigos do X Encontro Nacional de Ensino de Ciências que procurou evidenciar como esta abordagem sociocultural tem sido apropriada pelos estudos da área de ensino de ciências e sobre a necessidade de investir em ações para impulsiona-la uma vez que, a maioria dos docentes não está preparada para desenvolver atividades que envolvem o estudo dos diferentes ambientes de aprendizagem.
Voltar Visualizar PDF