Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Subárea: Comunicação
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
A convergência de conteúdo nas revistas brasileiras: um estudo das estratégias narrativas utilizadas pelas empresas jornalísticas. |
Autores |
MATHEUS GRAMIGNA PINHEIRO (Autor) MARCELO FREIRE PEREIRA DE SOUZA (DECSO) (Orientador) |
Resumo |
O presente projeto de pesquisa visa mapear o universo das revistas jornalísticas nacionais no que diz respeito à presença nas mídias digitais e em dispositivos móveis. A ideia é rastrear como o processo de convergência no mercado editorial brasileiro não apenas em relação à presença em outros suporte, mas à natureza da sua produção, adequação ao suporte, ferramentas de publicação e modelo de negócio. Com isso, procuramos encontrar padrões na indústria da revista e sua possível reconfiguração por conta das mídias digitais. Ao categorizar esses produtos como réplicas do impresso, sites agregados, aplicativos ou revistas digitais (FREIRE, 2013) podemos localizar se há uma aproximação da mídia tradicional ou uma adequação ao suporte digital. Para tanto usaremos técnicas de análise documental dentro de uma perspectiva quantitativa para categorizar todos os títulos auditados pelo IVC - Instituto Verificador de Circulação. Teremos como referenciais teóricos principais os parâmetros da convergência midiática, principalmente de vertente espanhola, os conceitos de midiamorfosis e remediação e de affordance de Don Norman e Jakob Nielsen. |