Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Museologia

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Território e Lugar: um aporte teórico para a Preservação do Patrimônio Cultural
Autores
THIAGO HENRIQUE NASCIMENTO RAMOS (Autor)
GABRIELA DE LIMA GOMES (DEMUL) (Orientador)
Resumo
O projeto Território e Lugar: um aporte teórico para a Preservação do Patrimônio Cultural pretende colaborar para a reunião de autores e publicações aplicáveis em ações que visem a compreensão entre as possíveis relações entre o Patrimônio e o Território. O ponto de partida dessa iniciação científica foi as pesquisas acadêmicas desenvolvidas, concomitantemente, pela professora do curso de Museologia, doutoranda no programa de pós-graduação do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da UFMG e pela discente participante do projeto, graduada em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto. O método aplicado foi um levantamento das obras disponíveis em bibliotecas e internet e a realização de leituras e fichamentos desse material para a criação de um repositório de referências, que atenderá as demandas teóricas das pesquisas em curso, além de ampliar a dimensão dos estudos na Museologia, na Geografia e outras áreas que naturalmente se inserem nesta discussão transdisciplinar. Os resultados apresentados até o momento foram além disso, pois ocorreu a defesa da monografia da discente envolvida intitulada “A formação do acervo do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas - Muquifu”, que teve como objetivo estudar o processo de formação do acervo museológico do Museu e discutir as relações de território, de preservação do patrimônio e da formação do acervo em museus de comunidades de favelas, no qual este projeto foi mais do que uma ferramenta, mas uma plataforma de referências que embasou o trabalho. Tal situação possibilitou repercussão direta no fortalecimento da transdisciplinariedade e no alargamento da transterritorialidade, presente na consolidação da parceria com o Muquifu e recentemente com o envolvimento de uma mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Cabe lembrar que, ora apresenta-se um resumo de um trabalho que revelará, oportunamente, sua real densidade.
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