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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Serviço Social

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Serviço Social Português e Brasileiro: um estudo sobre o fundamento da imagem socialmente construída e da autoimagem dos assistentes sociais portugueses e brasileiros.
Autores
DANIELE CRISTINA DE BRITO MORAIS OLIVEIRA (Autor)
VIRGINIA ALVES CARRARA (DECSO) (Orientador)
JULIANA SILVA SOUZA (Co-Autor)
Resumo
Na atualidade, a temática e realidade da internacionalização do ensino superior vem ganhando destaque em todas as latitudes, notadamente no continente europeu. A educação superior, com o Processo de Bolonha - construiu um espaço de educação superior e de investigação na Europa -, criou um acelerado processo de mobilidade estudantil e internacionalizou o ensino superior. No Brasil, experimentamos a intensificação da circulação de alunos, professores e pesquisadores a realizarem estudos e investigações no estrangeiro, ampliando nossas relações internacionais através de programas nacionais como: Ciência sem Fronteiras, Programa de Licenciaturas internacionais (PLI), e, a partir de janeiro de 2014 o Erasmus Plus chegou à América Latina e ao Brasil. Neste processo de desenvolver a internacionalização do ensino superior programas de cooperação e mobilidade acadêmica abrigam áreas prioritárias vinculadas às tecnologias, fármacos, petróleo, saúde, biomédicas, ciências exatas e da terra, tecnologia aeroespacial, energias renováveis, computação etc., excluindo-se, ainda que não impedidos de se candidatar, alunos das áreas das ciências sociais aplicadas, como o Serviço Social. Este projeto busca identificar os fundamentos teóricos do Serviço Social, sua historicidade, configuração e paradigmas teóricos na realidade nacional e internacional – a portuguesa, no quadro da temática atual denominada de internacionalização da ciência, tecnologia, inovação e competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Tem como ponto de partida a autoimagem e a imagem socialmente construída da profissão presentes na sociedade portuguesa. Buscar-se-á através de pesquisa bibliográfica identificar e analisar os fundamentos teóricos e a historicidade da profissão de Serviço Social em Portugal, a fim de verificar os possíveis diálogos da formação e do trabalho profissional brasileiro e português, em tempos de internacionalização da formação superior.
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