Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Interação da equipe polidocente de formação na EaD: a experiência da especialização em Gestão Escolar da UFOP
Autores
WALESKA MEDEIROS DE SOUZA (Autor)
BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA (DEGEP) (Orientador)
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento, intitulada “Interação da equipe polidocente de formação na EaD: a experiência do curso de Especialização em Gestão Escolar da UFOP”. O objetivo central da pesquisa é abordar os limites e as possibilidades existentes na interação da equipe polidocente que compõe o curso de especialização, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e que atuaram no curso de especialização em Gestão Escolar no período de 2013 a 2015. Esse curso está inserido em uma política pública do Ministério da Educação (MEC) denominado Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG) e faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O PNEG sugere a composição de uma equipe de pessoas que formarão os cursistas e na UFOP, esta equipe é formada por um grupo diversificado de profissionais: Coordenadores da Sala Ambiente, Supervisoras Pedagógicas, Assistente de Supervisão, Professores de Turma, Assistentes de Turma e profissionais do Suporte Técnico e Administrativo. Devido a esta diversidade de funções e por serem profissionais que atuam na EaD, essa equipe é considerada polidocente. Dentre estes polidocentes, enfocaremos a interação entre a Supervisão Pedagógica, os Professores e Assistentes de turma . O instrumento usado para a coleta de dados, foi a entrevista gravada em áudio, posteriormente, a transcrição do material coletado em 21 entrevistas. Nos resultados parciais obtidos, percebemos que a maioria dos entrevistados consideram que a interação entre a equipe ocorra com maior intensidade nos encontros e reuniões presencias, seguidos das reuniões virtuais e a sala de interação na plataforma. Trata-se, pois, de observações preliminares, visto que outras categorias de análise no decorrer do tratamento dos dados, assim como outros profissionais entrevistados na equipe foram surgindo no decorrer do processo e estão em apreciação dos pesquisadores.
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