Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Educação
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
Interação da equipe polidocente de formação na EaD: a experiência da especialização em Gestão Escolar da UFOP |
Autores |
WALESKA MEDEIROS DE SOUZA (Autor) BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA (DEGEP) (Orientador) |
Resumo |
Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento, intitulada “Interação da equipe polidocente de formação na EaD: a experiência do curso de Especialização em Gestão Escolar da UFOP”. O objetivo central da pesquisa é abordar os limites e as possibilidades existentes na interação da equipe polidocente que compõe o curso de especialização, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e que atuaram no curso de especialização em Gestão Escolar no período de 2013 a 2015. Esse curso está inserido em uma política pública do Ministério da Educação (MEC) denominado Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG) e faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O PNEG sugere a composição de uma equipe de pessoas que formarão os cursistas e na UFOP, esta equipe é formada por um grupo diversificado de profissionais: Coordenadores da Sala Ambiente, Supervisoras Pedagógicas, Assistente de Supervisão, Professores de Turma, Assistentes de Turma e profissionais do Suporte Técnico e Administrativo. Devido a esta diversidade de funções e por serem profissionais que atuam na EaD, essa equipe é considerada polidocente. Dentre estes polidocentes, enfocaremos a interação entre a Supervisão Pedagógica, os Professores e Assistentes de turma . O instrumento usado para a coleta de dados, foi a entrevista gravada em áudio, posteriormente, a transcrição do material coletado em 21 entrevistas. Nos resultados parciais obtidos, percebemos que a maioria dos entrevistados consideram que a interação entre a equipe ocorra com maior intensidade nos encontros e reuniões presencias, seguidos das reuniões virtuais e a sala de interação na plataforma. Trata-se, pois, de observações preliminares, visto que outras categorias de análise no decorrer do tratamento dos dados, assim como outros profissionais entrevistados na equipe foram surgindo no decorrer do processo e estão em apreciação dos pesquisadores. |