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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Administração

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Internacionalização do Ensino Superior: um estudo acerca das duplas diplomações em Administração no Brasil
Autores
ISADORA IANNINI COTA DUTRA (Autor)
CAROLINA MACHADO SARAIVA DE ALBUQUERQUE MARANHÃO (DECEG) (Orientador)
Resumo
A expressividade das matrículas nos cursos de administração volta o foco para a necessidade de avaliação das políticas de internacionalização na educação superior, especialmente nos casos de dupla diplomação, em que há integração estratégica entre as instituições envolvidas. Neste sentido, propomos analisar os casos de dupla diplomação nos cursos de Administração no país e seus impactos como política de internacionalização do ensino superior. Serão analisados os curricula dos cursos de Administração no Brasil que possuem dupla diplomação. Os objetivos parciais foram: levantamento dos cursos superiores no Brasil; levantamento dos cursos de bacharelado em administração no Brasil; levantamento dos cursos que possuem stricto sensu em administração no Brasil, e levantamento dos cursos de bacharelado em administração no Brasil que possuem dupla diplomação. Resultados parciais: Os resultados do MEC/INEP 2012 demonstram um total no Brasil de 2.416 Instituições de Educação Superior, onde são oferecidos um total de 31.866 cursos. Segundo o Enade 2012, temos um total de 1.546 cursos de Administração participantes. Dados da CAPES 2016, apontam 94 cursos de Stricto sensu em Administração no Brasil. O levantamento parcial dos cursos de bacharelado em Administração no Brasil que possuem dupla diplomação nos apontam cerca de 15 Instituições a serem analisadas. Uma das premissas básicas presentes nos discursos de apoio à internacionalização do ensino superior é a sua capacidade de promover o multiculturalismo, desencadeando a construção de curricula mais críticos e reflexivos. Esses novos arranjos curriculares transformariam as escolas no epicentro das transformações sociais, em busca de condições de vida mais igualitária para todos.
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