Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Arquitetura e Urbanismo

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
PROCESSOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO E DO SEU ENSINO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES – ETAPA 6
Autores
ALINE DE CASTRO LIMA (Autor)
CLAUDIA MARIA ARCIPRESTE (DEARQ) (Orientador)
Resumo
Esta pesquisa é sexta etapa de um projeto iniciado em 2010 visando documentar e analisar metodologias de projeto de Arquitetura e Urbanismo em diferentes universidades do mundo nas quais estudantes da UFOP estejam em mobilidade acadêmica, comparando-as com metodologias adotadas no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP e, de modo amplo, em cursos brasileiros. Esta etapa investiga os processos da Corvinus University of Budapest – Szent István University/ Hungria, nas áreas de paisagismo e urbanismo, As disciplinas estudadas foram Open Space Design in Daily Practice e Landscape identity, Landscape design. Tomou-se como elementos de análise a base teórica, a metodologia projetual das disciplinas, sua estruturação, formas de avaliação e valores considerados nas mesmas. Percebeu-se que no curso estrangeiro é muito valorizada a etapa de fundamentação dos projetos que, ao contrário da UFOP, tem sempre vinculação direta com o produto final. Os alunos desenvolvem técnicas de representação manual como croquis, desenhos técnicos e perspectivas artísticas, enquanto na UFOP são enfatizados os métodos computadorizados, prática que aumenta a gama de opções para a representação da produção final. As aulas eram teóricas, de visitas ao local do projeto ou de orientações e apresentações. Comparando os processos e o ensino de projeto da UFOP com o da instituição estrangeira, percebe-se que, nesta, a conexão projeto-entorno é mais bem explorada, levando a resultados mais realistas e conscientes, que são apresentados através de máxima abstração da representação final. Esses pontos, além de outros que também foram percebidos, poderiam ser aplicados no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, com possibilidade de bons resultados, Deste modo, a pesquisa cumpriu seu objetivo de produzir material para futuras modificações nos métodos de ensino de projeto, contribuindo para fornecer subsídios que levem à formação arquitetos e urbanistas cada vez mais preparados para os desafios futuros.
Voltar Visualizar PDF