Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Arquitetura e Urbanismo

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
PROCESSOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO E DO SEU ENSINO: CAMINHOS E POSSIBILIDADES – ETAPA 7
Autores
JULIA RABELO LAINE (Autor)
CLAUDIA MARIA ARCIPRESTE (DEARQ) (Orientador)
Resumo
Este trabalho é a sétima etapa da pesquisa de longo prazo intitulada "Processos do projeto arquitetônico e do seu ensino - caminhos e possibilidades", na qual alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP, em mobilidade acadêmica, documentam e analisam processos de projeto arquitetônico e de ensino-aprendizagem de projeto desenvolvidos em universidades do exterior, buscando compará-las com as da Universidade de origem. Nesta etapa, a investigação registra a experiencia de intercâmbio da aluna/bolsista no curso de Arquitetura da London South Bank University/Londres. Através da metodologia de pesquisa-ação, com análise documental e observação participante, foram analisadas três disciplinas, Design 201, 202 e 203, que enfocavam o desenvolvimento de projetos arquitetônicos de pequeno e médio porte. Os resultados indicaram muitas semelhanças com as metodologias de projeto e de ensino de projeto adotadas na UFOP. Mas trouxeram diferenças marcantes nas formas de orientação e avaliação dos trabalhos na Universidade inglesa, devido a grande valorização dada às questões formais, estéticas e de representação dos trabalhos, O desenvolvimento dessas áreas é sempre estimulado, seja por meio digital, através de programas como Rhinoceros, Photoshop e Illustrator, ou por meios manuais, como a produção de croquis e maquetes físicas. O foco na London South Bank University/ é o edifício enquanto marco na paisagem. Na UFOP, entretanto, são mais valorizadas as questões funcionais, sociais e urbanísticas dos projetos, priorizando-se a representação técnica em detrimento do viés artístico. As observações feitas indicam a necessidade de aqui ser mantida a valorização desses aspectos, dadas as demandas do contexto brasileiro, mas também mostram que é preciso maior atenção aos aspectos plástico-estéticos e de representação artística dos projetos, como um caminho para aprimorar os conhecimentos e as habilidades na prática projetual dos futuros arquitetos e urbanistas.
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