Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
TEAORIA E PRÁTICA DO ESPECTADOR TEATRAL: MEDIAÇÃO TEATRAL NA ESCOLA MUNICIPAL E ESTADUAL DE OURO PRETO - MG
Autores
GABRIEL DE AZEVEDO MOLINARI (Autor)
DAVI DE OLIVEIRA PINTO (DEART) (Orientador)
Resumo
A pesquisa faz parte de um conjunto de pesquisas relacionadas ao projeto de pesquisa docente do professor Davi de Oliveira Pinto (DEART), o qual abarca três vertentes de investigação sobre o espectador teatral: o conceito, a mediação e a recepção. Aqui, o foco é na mediação teatral e se tem como objetivo central favorecer a frequentação teatral de professores e alunos do 1º ao 5º Anos a cenas e espetáculos teatrais, por meio de idas ao teatro mediadas. A metodologia adotada é a pesquisa-ação. A mediação teatral não é entendida como explicar a peça às crianças, mas, sensibilizá-las, instigá-las e aguçar a sua curiosidade. Os resultados alcançados até o momento se podem depreender da descrição da mediação teatral feita na Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria. Logo no começo da pesquisa, se pôde levar as turmas de 3º Ano para assistir uma cena teatral. Antes, as crianças conheceram a narrativa popular chamada A SOPA DE PEDRA, que havia servido de ponto de partida para a cena que seria assistida. Atividades teatrais inspiradas nessa história compuseram a mediação prévia, junto às professoras e às suas respectivas turmas. Professoras e alunos foram ao Departamento de Artes Cênicas (DEART), no Campus Morro do Cruzeiro, ver a cena. Na volta, se conversou com esse grupo de espectadores e se pôde concluir, parcialmente, que houve uma significativa motivação diante da experiência de fruir a arte teatral. Não se deve deixar de dizer, neste resumo, que há uma dificuldade de efetivar idas ao teatro, pois, a produção teatral para essa faixa etária (6 a 10 anos) é extremamente rara em Ouro Preto, mesmo entre os trabalhos criados no DEART. Na continuidade da pesquisa, se pretende fazer pelo menos mais duas idas ao teatro mediadas, incluindo integrantes de uma outra escola, para que se tenha um conjunto de dados suficiente para uma análise, interpretação e discussão um pouco mais ampla sobre as possibilidades da mediação teatral junto às comunidades escolares da pesquisa.
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