Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Lingüística
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
Ensino de língua portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e de seus distritos |
Autores |
NAYARA KARLA SOARES NOGUEIRA (Autor) SOELIS TEIXEIRA DO PRADO MENDES (DELET) (Orientador) DANUSIA NATALIA MONTEIRO GOMES (Co-Autor) |
Resumo |
No ensino de língua materna, a prática de análise e de reflexão sobre a língua é fundamental para a expansão da capacidade de produzir, de interpretar textos e apresentar saberes implícitos dos alunos, porém a ausência de informações sobre o uso real da língua gera um conflito de perspectivas em relação aos meios nos quais estão inseridos, pois o que é ensinado e visto em sala de aula é completamente oposto ao da vivência deles; e é por isso que é de extrema importância mostrar as diferenças entre a escrita, leitura, oralidade e gramática tradicional (GT), que é o objeto de estudo e ensino. Portanto, o objetivo deste projeto é contribuir para que o aluno tenha uma reflexão explícita sobre o funcionamento da língua e suas variações, pois ele terá elementos capazes de comparação entre as normas padrão apresentadas pela gramática e o uso real da língua. Com isso, a metodologia adotada é a observação de algumas aulas do ensino básico a fim de perceber como os professores de língua portuguesa trabalham com a incorporação dos padrões da língua, as variações linguísticas e oralidade para fazermos um levantamento das práticas discursivas – seja pelo livro didático ou pelas explicações fornecidas pelos docentes. |