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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Lingüística

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
Ensino de língua portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e de seus distritos
Autores
NAYARA KARLA SOARES NOGUEIRA (Autor)
SOELIS TEIXEIRA DO PRADO MENDES (DELET) (Orientador)
DANUSIA NATALIA MONTEIRO GOMES (Co-Autor)
Resumo
No ensino de língua materna, a prática de análise e de reflexão sobre a língua é fundamental para a expansão da capacidade de produzir, de interpretar textos e apresentar saberes implícitos dos alunos, porém a ausência de informações sobre o uso real da língua gera um conflito de perspectivas em relação aos meios nos quais estão inseridos, pois o que é ensinado e visto em sala de aula é completamente oposto ao da vivência deles; e é por isso que é de extrema importância mostrar as diferenças entre a escrita, leitura, oralidade e gramática tradicional (GT), que é o objeto de estudo e ensino. Portanto, o objetivo deste projeto é contribuir para que o aluno tenha uma reflexão explícita sobre o funcionamento da língua e suas variações, pois ele terá elementos capazes de comparação entre as normas padrão apresentadas pela gramática e o uso real da língua. Com isso, a metodologia adotada é a observação de algumas aulas do ensino básico a fim de perceber como os professores de língua portuguesa trabalham com a incorporação dos padrões da língua, as variações linguísticas e oralidade para fazermos um levantamento das práticas discursivas – seja pelo livro didático ou pelas explicações fornecidas pelos docentes.
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