Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Subárea: Ciência da Computação

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
UFOP Virtual: Ambientes virtuais georreferenciados sobre plataformas multiusuário
Autores
BRENO NUNES DE SENA KELLER (Autor)
TIAGO GARCIA DE SENNA CARNEIRO (DECOM) (Orientador)
Resumo
Este projeto prevê o desenvolvimento de um sistema de computação multiusuário que combine métodos de realidade virtual, visualização científica e jogos eletrônicos para a construção de ambientes virtuais georreferenciados destinados ao condicionamento da ação humana (treinamento), ao entretenimento, e à análise interativa, em tempo-real e em três dimensões, da dinâmica de simulações computacionais das interações sociedade-natureza. O entendimento de tais interações então entre os desafios enunciados pela Sociedade Brasileira de Computação para o período de 2010 a 2016. Contudo, a análise dos resultados gerados por tais cenários simulados é pouco intuitiva e desafiadora, principalmente, para tomadores de decisão pouco familiarizados com métodos matemáticos e estatísticos. Para minimizar tais problemas, este projeto utiliza uma game engine para implementar o rendering 3D dos resultados gerados pelos cenários simulados por meio do uso do simulador TerraME. Ambientes virtuais como esse também podem ser utilizados para localização e roteamento de usuários no espaço geográfico, como os sistemas Google Earth e o Microsoft Bing que também são utilizados para suporte ao turismo quando integrados a equipamentos de GPS (Global Position System). E ambientes multiusuários permitem a iteração entre pessoas de diversas localidades em um cenário gameficado, como o Second Life que é baseado em um ambiente virtual fictício e permite a iteração entre milhares de usuários.
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