Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
A fotografia na 31a Bienal de São Paulo: continuidades, intensificações e modulações da fotografia contemporânea como expressão comunicativa sensível.
Autores
ALINE DOS SANTOS NOGUEIRA (Autor)
ANA CAROLINA LIMA SANTOS (DECSO) (Orientador)
Resumo
A pesquisa, realizada com apoio da Fapemig e da Fundação Gorceix, retoma os resultados obtidos na primeira fase do projeto, a fim de mapear os processos de criação empreendidos em obras fotográficas apresentadas na 31ª Bienal de São Paulo. Como constatado anteriormente, os trabalhos de fotografia presentes nesta edição operam a repetição de fórmulas já conhecidas no campo da arte, contrariando o projeto curatorial - que apostava no ideal de renovação. É o caso das quatro obras expostas no evento que recorriam à fotografia documental pela via do documentário imaginário: A última aventura; Voto!; 10.000 anos de arte popular nórdica e Sobre os outros mundos que estão neste. A partir delas, essa etapa propõe a investigação de como o documentário imaginário indica, por meio de antigas estratégias, novas continuidades, intensificações e modulações na produção fotográfica e artística. A metodologia foi composta por pesquisas bibliográficas (para compreender a fotografia documental e o documentário imaginário) e pela pesquisa empírica (realizada com a análise do corpus selecionado e do projeto curatorial da 31ª Bienal, a fim de testar os contornos teóricos demarcados e observar aspectos que evidenciassem as peculiaridades dessas imagens). Dessa maneira foi possível constatar que a fotografia nesta edição do evento se revela, sobretudo, através dos termos plásticos e discursivos, afirmando-se como híbrida e plural. E, por mais que as imagens se apoiem em fórmulas antigas, elas não são de fato repetições, pois se renovam em suas possibilidades, reverberando a intenção da fotografia contemporânea que, através de procedimentos de produção ou edição, preza por imagens repletas de densidades históricas, políticas ou poéticas. Devido ao cancelamento da pesquisa (justificado pelo afastamento integral para capacitação da orientadora bem como a conclusão de curso da orientanda), não foi possível avançar para conclusões precisas, ainda que cada obra tenha sido brevemente estudada.
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