Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Interação da equipe polidocente de formação na EaD: a experiência da especialização em Gestão Escolar da UFOP
Autores
LEIDELAINE SERGIO PERUCE (Autor)
BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA (DEGEP) (Orientador)
Resumo
Visando identificar os limites e possibilidades na interação de uma equipe de formação na educação a distância (EaD), este trabalho demonstra os resultados parciais da pesquisa, “Interação da equipe polidocente de formação na Educação a Distância: a experiência da especialização em gestão escolar na Universidade Federal de Ouro Preto”. Seu objetivo é analisar como o desenho da equipe de formação do curso incorporava os saberes docentes de seus profissionais e se existia uma cultura polidocente. Para tanto, realizamos um estudo de caso junto a equipe que atuou entre 2013 e 2015 no curso de especialização em Gestão Escolar pertencente ao PNEG/UFOP, por meio de entrevistas áudio gravadas com 26 profissionais que atuaram no curso, sendo: 10 Professoras de Turma, 8 assistentes de Turma, 3 Coordenadores da Sala Ambiente, 2 Supervisoras Pedagógicas, 1 Assistente de Supervisão e 2 profissionais da equipe de suporte. Seguimos um roteiro contemplando quatro dimensões: (i) experiência docente e trajetória profissional (ii) percepções sobre a formação de professores na modalidade a distância (iii) rotinas e estratégias de ação e interação e (iv) percepções sobre o desenho institucional. As entrevistas foram transcritas e os dados cruzados por meio do software Nvivo, para explorar de forma sistemática todas as informações das entrevistas. Resultados preliminares, sugerem que a interação e a polidocência entre os agentes acontecem de forma fluida entre a maioria das partes e que os saberes docentes, são, permanentemente, ressignificados à medida que o trabalho avança. Tais saberes, quando compartilhados, constituem um conjunto de saberes polidocentes fruto das articulações, adaptações, representações e tensões que cada membro da equipe traz consigo, permitindo a emergência de uma cultura polidocente na equipe. Além disso, também constatamos que a autonomia dos professores depende da experiência acumulada e das situações em que são aplicadas.
Voltar Visualizar PDF