Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Letras

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Ensino de Português, como segunda língua, para alunos surdos, incluídos nas series iniciais do ensino fundamental, da rede pública municipal de ensino da cidade de Mariana/MG
Autores
REGINALDO RODRIGUES DA SILVA (Autor)
DAYSE GARCIA MIRANDA (DELET) (Orientador)
Resumo
Em termos gerais, a pesquisa propõe investigar o ensino da língua portuguesa em sua modalidade escrita, para alunos surdos dos anos iniciais das séries do ensino fundamental I, e propor intervenções para um possível desenvolvimento de aquisição da mesma. A pesquisa tem como objetivo um contato direto com os alunos, sem o apoio de terceiros. Com intuito de focar nos recursos linguísticos da Libras para abordar temas significativos do cotidiano que despertem o interesse dos alunos, para então introduzir a língua portuguesa, sempre considerando o desenvolvimento dos alunos e os aspectos sócio culturais da sua primeira língua. Essa pesquisa apóia-se em Lacerda e Lodi ( 2009) e reconhece a necessidade de se considerar a interação entre escrita e os valores socioculturais que a determinam, a partir do uso em diferentes práticas sociais de linguagem. Visamos então inserir essas crianças surdas no contexto discursivo, e para tanto iniciamos com o vídeo de Nelson Pimenta, O homem que queria ser cachorro encontrado em (https://youtu.be/UvQnMwF6-gM ), proporcionando aos alunos contato direto com sua cultura e língua, para em seguida inseri-los no contexto da língua portuguesa. Através de atividades visuais que proporcionem aos alunos momento de escolhas discursivas e de raciocínio lógico em sequências narrativas, em uma tentativa que produzam posteriormente ao final dessa pesquisa algum registro linguístico escrito. Pesquisa desenvolvida em parceria com Vanessa Souza de Paula.
Voltar Visualizar PDF