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Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Sociologia

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Análise de políticas educacionais para a educação superior em perspectiva comparada, Brasil, África do Sul e Índia
Autores
PAULO CESAR DAMASCENA DE OLIVEIRA (Autor)
GLICIA SALVIANO GRIPP (DEEDU) (Orientador)
Resumo
A pesquisa visa analisar as transformações e continuidades do campo da educação superior no Brasil a partir dos anos de 1990. O método utilizado é a análise de conteúdo dos documentos e a comparação com outros países, estabelecendo paralelos com duas outras nações do BRICS (sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul): a Índia e a África do Sul. A razão pela qual foi escolhido este método é para se pensar como é que os países que partilham da mesma posição econômica do que o Brasil realizam suas políticas públicas para o Ensino Superior, e mais especificamente, para esta pesquisa, as políticas de financiamento, inclusão e avaliação. Como resultado parcial, ao analisarmos os dados encontrados, obtivemos a informação de que o Brasil é um dos países que menos aplicam recursos públicos em educação por estudante, e que é um dos que possuem o índice percentual mais elevado de estudantes em instituições privadas. Ao fim da pesquisa, queremos saber se seria viável a expansão que tem ocorrido no setor, a partir dos recursos disponíveis e a partir das avaliações das instituições e dos estudantes. Por fim, realizamos uma comparação entre os três países, a partir da investigação das legislações, dos dados disponíveis das instituições governamentais, e da conjuntura político-econômica. Pretendemos obter um referencial que nos permita avaliar as políticas públicas da educação superior no Brasil.
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