Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: ENGENHARIAS

Subárea: Engenharia de Produção

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
Localização de terminais intermodais e novas ferrovias e hidrovias para escoamento da soja brasileira pelo corredor de transporte Centro-Oeste - Norte
Autores
KARINY FARIA SILVA (Autor)
MONICA DO AMARAL (DEENP) (Orientador)
Resumo
A consideração de rotas intermodais pode ser vantajosa em diversas situações, como nos casos de escoamento de produtos agrícolas para exportação. Entretanto, a possibilidade de redução dos custos logísticos está condicionada à existência de instalações que permitam o transbordo de carga e a integração entre os modais disponíveis. Nesse contexto, diversas pesquisas têm sido realizadas para avaliar a viabilidade de projetos do Governo Federal para a melhoria da malha de transporte intermodal no Brasil, em especial, quando se trata da integração da região Centro-Oeste com os portos da região Norte. No presente projeto, deseja-se desenvolver um modelo de fluxos e localização de terminais intermodais, com a possibilidade de expansão das malhas ferroviária e hidroviária. O objetivo principal é o de apoiar decisões de investimento em infraestrutura e de roteirização na rede de escoamento da soja brasileira destinada à exportação. O modelo desenvolvido possui forte relação com problemas de localização de instalações, sabidamente NP-difícieis, e considera múltiplos modais de transporte, múltiplos períodos de planejamento e restrições orçamentárias. Os dados para a alimentação do modelo foram coletados em bases mantidas por órgãos governamentais, como IBGE, ANTT e ANTAQ, além de instituições privadas, como a ABIOVE e o Google Maps. Como resultados parciais, o modelo foi aplicado a um conjunto de obras previstas no PAC e PAC2, permitindo analisar as obras propostas e destacar aquelas que têm maior potencial de redução de custos da exportação da soja brasileira. Destaca-se, nesse contexto, a necessidade de interligação ferroviária e hidroviária das principais regiões produtoras localizadas do Mato Grosso com os portos do Norte, reduzindo custos e tempos de viagem para os principais destinos na Europa. Até o fim do projeto, espera-se ampliar as análises computacionais, em especial no que diz respeito à sua complexidade computacional quando aplicado a redes de grande porte.
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