Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Título
RACIOCÍNIO ANALÓGICO E MODELAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores
CLARA MILENE CIRINO (Autor)
NILMARA BRAGA MOZZER (DEQUI) (Orientador)
Resumo
Analogia é uma comparação relacional na qual as semelhanças ¬ entre duas ou mais entidades distintas são estabelecidas. Essa relação é estabelecida entre um entre um domínio familiar (análogo) e outro desconhecido ou pouco familiar (alvo). Neste sentido, as analogias são importantes na vida cotidiana e na Ciência, quando se tenta explicar ou entender o não familiar a partir do familiar. Neste trabalho nos propusemos a analisar como 22 crianças de faixa etária de 3 a 11 anos explicam o processo de a dissolução e elaboram comparações na tentativa de explicar esse processo. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas, registradas em vídeo. Nelas, os entrevistados eram solicitados a explicar o que acontecia em dois sistemas diferentes: um contendo água e giz, e o outro suco de uva em pó e água; e a estabelecer uma comparação entre o que havia ocorrido nesses dois sistemas e algo familiar a eles. Como parte de nossa análise preliminar dos dados, foram feitas transcrições dos vídeos e, em seguida, buscamos identificar as explicações e as comparações realizadas por cada entrevistado. A partir dessa análise preliminar, tivemos indícios de que os entrevistados, em quase a sua totalidade, estabeleceram comparações com foco na aparência física ou visual para os sistemas. Foi interessante notar que o termo dissolução esteve presente nas explicações de vários dos entrevistados, aparecendo mesmo entre crianças de 10 anos, o que indica que esse termo, embora associado às explicações científicas, pode ser comumente utilizado fora do âmbito escolar. Uma análise mais detalhada desses dados, em especial das explicações e comparações elaborados pelos sujeitos, pode nos fornecer elementos importantes para a compreensão da conceitualização do processo de dissolução por eles. Essa análise será realizada na etapa subsequente desse projeto.
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