Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Educação
Órgão de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Título |
POR ONDE ANDAM OS EX-ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFOP? CONHECENDO A TRAJETÓRIA E O LUGAR PROFISSIONAL DESSES EGRESSOS |
Autores |
TAMIRIS AFONSO DE OLIVEIRA (Autor) REGINA MAGNA BONIFACIO DE ARAUJO (DEEDU) (Orientador) |
Resumo |
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa integrada, vinculada ao Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas, da Faculdade de Educação da PUC/SP, cadastrado no CNPQ. O projeto investiga a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP Nº1/2006, estão exercendo e as influências positivas ou negativas do curso no exercício da profissão. Integram-se ao projeto duas instituições: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, localizada no Estado de São Paulo e a Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP, do Estado de Minas Gerais. Os resultados de pesquisas anteriores, com foco no curso de Pedagogia, envolvendo professores-pesquisadores dessas instituições foram determinantes ao optar-se por este novo projeto. Adotou-se nesta investigação uma metodologia com abordagem qualitativa, que tem como sujeitos os egressos do curso de Pedagogia dos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014. Foi utilizado como instrumento um questionário online, pelo Google Drive. Esta pesquisa esta fundamentada, teoricamente, nos estudiosos da Pedagogia, entre outros Saviani e Libâneo, e em teóricos críticos das políticas educacionais e de currículo como Ball, Gentile, Apple, Sacristan, Perez Gomes, Canário, Lima. O projeto, iniciado em março 2016, já fez contato com todos os alunos formados nos anos acima identificados, obtendo resposta de 59 alunos. Como dados parciais, encontramos neste universo de respondentes 92,7% de mulheres; 38,2% dos participantes se declararam pardos; 54,5% informaram que são solteiros e 76,4% cursaram integralmente o Ensino Médio numa Escola Pública. Quanto a atuação profissional dos participantes que responderam ao questionário, 77,4% estão trabalhando e deste, 95,2% estão no ramo educacional. É importante destacar que 90% dos sujeitos iniciaram suas atividades profissionais com menos de um ano de formados. |