Publicado no Encontro de Saberes 2016
Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica
Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
Subárea: Artes
Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto
Título |
TEORIA E PRÁTICA DO ESPECTADOR TEATRAL: CONCEITUAÇÃO, MEDIAÇÃO E RECEPÇÃO (TERCEIRA VERTENTE) |
Autores |
LAIRA OLIVA E SILVA (Autor) DAVI DE OLIVEIRA PINTO (DEART) (Orientador) THALITA JULMA TIBURCIO PAES (Co-Autor) |
Resumo |
O presente “Teoria e prática do espectador teatral: conceituação,mediação e recepção (terceira vertente) teve como objetivo principal contribuir para o conjunto de estudos sobre recepção teatral. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Os participantes foram professoras e alunos de 1º e 4º Anos da Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria, em Ouro Preto - MG. A ida ao teatro para assistir ao espetáculo “O pequenino grão de areia, do autor João Falcão, na montagem feita pela equipe do projeto de extensão Teatro, Universidade e Informação: intervenções cênicas e interlocução social, resultou numa montagem teatral demandada por uma das turmas participantes, a qual foi criada com as ideias das próprias crianças, e apresentou elementos comuns com o espetáculo assistido. A partir da análise dos dados orais, visuais e artísticos obtidos, conclui-se que a recepção teatral das professoras e alunos das turmas que participaram da pesquisa deu indícios de que a ida ao teatro, acompanhada de atividades para levantar dados de recepção, que façam os espectadores expressarem os seus sentimentos, pensamentos, memórias, imaginações, dúvidas, associações e descobertas, pode ser um caminho para ampliar os processos de ensino-aprendizagem de teatro dentro do ambiente escolar. |