Detalhes dos Anais Veja o resumo do trabalho

Publicado no Encontro de Saberes 2016

Evento: XXIV Seminário de Iniciação Científica

Área: CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

Subárea: Artes

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

Título
TEORIA E PRÁTICA DO ESPECTADOR TEATRAL: CONCEITUAÇÃO, MEDIAÇÃO E RECEPÇÃO (TERCEIRA VERTENTE)
Autores
MARTA VIEIRA BABSKY (Autor)
DAVI DE OLIVEIRA PINTO (DEART) (Orientador)
Resumo
O projeto de pesquisa, “Recepção Teatral”, encontra-se dentro de um projeto maior, “Teoria e Prática do Espectador Teatral”, o qual engloba três vertentes: Conceituação, Mediação e Recepção. O objetivo principal é contribuir para o conjunto de estudos sobre a recepção teatral. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação. Os participantes foram professores e alunos do 1º. e do 2º. anos do ensino fundamental da Escola Municipal Hélio Homem de Faria, em Ouro Preto, MG. Para a produção de dados foram organizadas duas idas ao teatro – uma para conhecer a Casa da Ópera de Ouro Preto e outra para assistir ao espetáculo “O Pequenino Grão de Areia”, do autor João Falcão, montagem da equipe do projeto de extensão “Teatro, Universidade e Informação: Intervenções cênicas e interlocução social”. Essa segunda ida ao teatro resultou em uma montagem, demandada por uma das turmas participantes, criada com ideias dos próprios alunos, e apresentou elementos comuns com o espetáculo assistido. A partir dos dados orais, visuais e artísticos obtidos, concluímos que a recepção teatral das professoras e alunos das turmas que participaram da pesquisa deu indícios de que a ida ao teatro, acompanhada de atividades posteriores que façam os espectadores expressarem seus sentimentos, pensamentos, memórias, imaginações, dúvidas, associações e descobertas, pode ser um caminho para ampliar os processos de ensino-aprendizagem de teatro dentro do ambiente escolar.
Voltar Visualizar PDF